Significado de Complemento

Parte que se junta (ou falta) a outra, para esta formar um todo completo.2 - Remate e acabamento.
3 - Ângulo que com outro perfaz 90º; ângulo complementar.
4 - Palavra ou conjunto de palavras que completam o sentido de outra palavra ou de uma frase.
5 - Sistema imunitário constituído por um conjunto de proteínas sintetizadas em diferentes órgãos e células.
6 - complemento direto:  palavra ou conjunto de palavras que é selecionado pelo verbo sem intervenção de uma preposição.
7 - complemento indireto:  palavra ou conjunto de palavras que é selecionado pelo verbo com intervenção de uma preposição e que é substituível pelos pronomes pessoais dativos me, te, lhe, nos, vos, lhes.
8 - complemento oblíquo:  palavra ou conjunto de palavras que é selecionado pelo verbo com intervenção de uma preposição e que não é substituível pelos pronomes pessoais dativos.
9 - complemento direto:  palavra ou conjunto de palavras que é selecionado pelo verbo sem intervenção de uma preposição.
10 - complemento indireto:  palavra ou conjunto de palavras que é selecionado pelo verbo com intervenção de uma preposição e que é substituível pelos pronomes pessoais dativos me, te, lhe, nos, vos, lhes.
11 - complemento oblíquo:  palavra ou conjunto de palavras que é selecionado pelo verbo com intervenção de uma preposição e que não é substituível pelos pronomes pessoais dativos.

Publicado em: 2016-09-24, revisado em: 2017-02-27

Disponível em: ‹https://dicionariodoaurelio.com/complemento›. Acesso em: 20 Feb. 2018

Mais em: Wikipédia, Michaelis